CLINICA É O BICHO

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Rinotraqueíte Viral Felina

A rinotraqueíte é uma doença altamente contagiosa que afeta os gatos domésticos, principalmente na estação do inverno. É uma doença respiratória altamente contagiosa. Que se manifesta como um resfriado igual ao de humanos, caracterizando-se por espirros, perda de apetite, febre e inflamação ocular. Com a evolução da doença podemos observar secreções nasal e ocular. Em alguns casos mais graves, a doença pode afetar o trato respiratório inferior, podendo se complicar até chegar a um quadro de pneumonia.
Muitas vezes, devido à febre e mal estar ocasionados pela infecção, o animal pode parar de se alimentar, sendo necessária a internação do mesmo e um tratamento suporte com fluidoterapia. O quadro infeccioso pode durar por até 3 semanas.
Para o tratamento adequado da doença, o animal deverá ser encaminhado ao Mádico Veterinário, o qual iniciará o uso de antiinflamatórios não esteroidais e antibióticos específicos para o tratamento preventivo contra infecções secundárias.
Já a prevenção da doença deve ser realizada através da vacinação anual dos gatinhos, sendo que a primeira dose deverá ser feita aos 90 dias, sendo repetida após 21 dias. Depois o animal deverá ser revacinado uma vez ao ano.
Vale ressaltar que a vacinação previne o animal contra o desenvolvimento dos sinais clínicos e diminui a eliminação do vírus para o ambiente, no entanto, não impede a infecção, podendo o animal vacinado transmitir a doença à animais não vacinados.
Para se informar mais sobre formas de prevenir seu gatinho, procure seu médico veterinário.


Médica Veterinária

Talita Maioral Ferrareze

CRMV: 24.928

2 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial