CLINICA É O BICHO

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vacinação e Vermifugação


A vacinação e a vermifugação são, sem dúvida, os cuidados mais importantes que devemos ter com os filhotes. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas. Até os 45 dias de vida, eles estarão protegidos por anticorpos transmitidos pela mãe através da placenta e aleitamento. Após este período, inicia-se o que chamamos de “janela de vulnerabilidade”, ou seja, uma diminuição do número de anticorpos que a mãe lhe atribuiu, sendo necessário, a partir daí, fornecer-lhes tal imunidade através da vacinação.
A mãe também pode transmitir aos seus filhotes, tanto pela placenta como pela amamentação, vermes. Estes devem ser erradicados através da vermifugação correta dos animais. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento pode servir como uma medida de prevenção destes vermes.
Teremos abaixo um esquema simplificado de vacinação e vermifugação dos filhotes:

Vermifugação:
1ª dose do vermífugo - 30 dias de vida
2ª dose do vermífugo - 45 dias de vida
Obs: é importante levar os filhotes ao veterinário para uma adequada vermnifugação, uma vez que esta é feita de acordo com o peso de cada animal.

Vacinação para cães:
Os cãezinhos devem ser vacinados com quatro doses da vacina múltipla (V8 ou V10), a qual os protege contra Parvovirose, Coronavirose, Cinomose, Parainfluenza, Adenovírus, Hepatite infecciosa e 2 ou 4 sorotipos de Leptospirose.
1ª dose da vacina - 45 dias de vida
2ª dose da vacina - após 21 dias da 1ª dose
3ª dose da vacina - após 21 dias da 2ª dose
4ª dose da vacina - após 21 dias da 3ª dose
Após o esquema de vacinação com a múltipla, o cãozinho deverá ser vacinado contra “Tosse dos Canis” e Raiva.
Todas as vacinas deverão ser reforçadas com uma dose anual cada.

Vacinação para gatos:
Os gatinhos também devem ser vacinados, recebendo imunização através da vacina tríplice (Rinotraqueíte, Panleucopenia e Calicivirose) ou quádrupla (Rinotraqueíte, Panleucopenia, Calicivirose e Clamidiose).
1ª dose da vacina - 45 dias de vida
2ª dose da vacina - após 21 dias da 1ª dose
E, após o esquema de imunização, também deverão ser vacinados para Raiva. O reforço para gatos também deverá ser realizado anualmente.





Talita Maioral Ferrareze


Médica Veterinária


CRMV 24.928


Marcadores:

10 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial