CLINICA É O BICHO

terça-feira, 26 de maio de 2009

Cinomose

A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta cães, furões e alguns outros animais silvestres.
O vírus da cinomose degenera os envoltórios dos neurônios, conhecidos como bainha de mielina, ou seja, é uma clássica doença do sistema nervoso.
Os sinais clínicos iniciam através de febre, secreção nasal e ocular, anorexia, depressão, vômito, diarréia, dificuldade respiratória e sintomatologia neurológica.
Tanto os animais tratados quanto os não tratados podem desenvolver sintomalogia nervosa, mas esta é mais comum nos últimos. Essa fase nervosa da doença pode ser caracterizada por espasmos musculares (mioclonia) e comportamento anormal, como agressividade, e paralisia, devido à degeneração dos neurônios.
Nos casos em que a doença é diagnosticada precocemente, é possivel reestabelecer o animal e dar-lhe suporte para que haja a recuperação. Entretanto, nos animais que são encaminhados à clínica veterinária mais tardiamente, o tratamento é de baixo resultado, acabando por se recomendar a eutanásia do animal. Na verdade o tratamento depende muito da capacidade imunológica do cão. O veterinário ajuda eliminando outras doenças e dando suporte ao animal para a recuperação. A acupuntura pode ser auxiliar no tratamento das sequelas, mas não da doença ou de seus sintomas.
A melhor alternativa atualemente para proteger se cãozinho desta doença tão comum e cruel é a vacinação, a qual deve ser realizada de acordo com um esquema proposto pelo médico veterinário.
E lembre-se: é importante realizar um esquema de vacinação seguro.
Médica Veterinária
Talita Maioral Ferrareze
CRMV-24.928

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial